domingo, 4 de julho de 2010

Saiba mais sobre bronquite

Pois é, Mateus entrou em crise respiratória novamente, depois da segunda pneumonia em um mês. Dessa vez, graças a Deus, não evoluiu pra uma pneumonia, mas foi uma crise forte. Chegamos 2 da manhã do hospital, e agora ele está se recuperando. Como eu não gosto muito de ficar escrevendo sobre doença do Mateus, vim aqui só dar a notícia pros meus amigos de net, e aproveito para repassar pra vocês um pouco sobre a doença.

Mateus teve bronco displasia pulmonar, porque precisou de ventilação mecânica prolongada, devido à prematuridade. Isso gerou uma pré disposição para problemas respiratórios. Todos os invernos, exceto quando ele fez um ano, ele esteve doente. Com 2 anos foi bronquiolite, com 3 e 4 anos, pneumonia e agora bronquite.

A bronquite não mostra imagem no raio x (isso eu aprendi ontem), e acontece pela inflamação dos brônquios. A pessoa que tem bronquite em qualquer resfriado pode inflamar os brônquios e ter dificuldade respiratória. A crise é revertida com uso de corticóides e broncodilatadores. E uma crise aguda deve ser motivo pra procurar o hospital imediatamente, pois só a nebulização com O2 alivia os sintomas. Pra não continuar falando de orelhada, pois não sou médica, vou encaminhar vocês para o site médico. Cliquem na imagem abaixo para saber mais sobre essa doença.


Bem, mamães de crianças que tem bronquite tem que ter uma paciência danada, e muita, mas muita força. Porque eu ontem, quando o vi totalmente sem forças e sem cor nos lábios, comecei a sentir o que ele estava sentindo e precisei me sentar. Eu tive bronquite na infância, e sei o quanto é sofrido. Mas Graças a Deus ele está melhor agora.

Beijos a todos e uma excelente semana!

Um comentário:

Aline disse...

Estava hoje conversando com minha irmã que no primeiro ano Anaju não teve nada. Agora vive tendo alguma coisa. Fico Tão estressada....
Ana também teve displasia, mas ainda não percebi nenhum sintoma da bronquite. No final de semana passada o hospital estava cheio de crianças com bronquite.
Beijos no Mateus

Pesquise aqui