segunda-feira, 7 de julho de 2008

a solidariedade existe...

Oi, gente!
Sabem, estou cansada de notícias pesadas e ruins. Não que a gente não tenha que ficar sabendo da verdade, mas há um tempo atrás postei aqui sobre a cultura de morte. No que consiste isso? Divulgar as más notícias e nos fazer acreditar que o mundo não presta mais. Sabem, eu não gosto muito de "teorias de conspiração", mas acredito que muitas pessoas tem se afundado em dívidas porque tentam preencher o vazio de suas vidas comprando coisas. E, cada vez mais, ficamos depressivos, e mais vazios, e consumimos mais.
Há algum tempo atrás conheci uma parte do trabalho da fraternidade Toca de Assis. Minha mãe teve uma perda muito traumática, e, em vez de enlouquecer trancada dentro de casa, decidiu ocupar um pouco de sua vida doando-se a quem realmente precisa. Trata-se de casas de acolhimento a irmãos moradores de rua. Essas pessoas passam a morar nessas casas e recebem alimento, remédios, carinho, evangelização, dignidade. Os voluntários são religiosos consagrados que pertencem à ordem franciscana. Minha mãe ia pra lá todos os domingos ajudar a preparar o amoço.
Do que sobrevivem? Da Providência Divina. Uma vez perguntamos: e se não houver o remédio que o doente precisa? o jovem respondeu: "Olha, uma vez havia um doente aqui, e o médico falou que ele tinha de tomar um certo medicamento com urgência. O tal remédio não estava disponível na nossa farmácia (montada com medicamentos doados) e não tínhamos nenhum dinheiro para comprar. À tarde, naquele mesmo dia, recebemos uma visita que doou um saco de remédios. Dentre esses, o tal que o médico havia receitado e não sabíamos de onde tirar."
É ou não é Providência Divina? Muitas vezes chegam doações de alimentos uma hora antes do almoço, no qual não se sabia o que servir aos internos.
Fiquei muito emocionada de conhecer aquela casa. Aqueles irmãos deixaram casa e família para se doar inteiramente a alguém que nunca viu. E fazem isso na maior alegria, uma alegria sincera, de coração. Conversávamos com dois religiosos, um rapaz branco e uma moça negra. Eles, entre sorrisos disseram: "Sim, ela é minha irmã! irmã de sangue!" Nos entreolhamos, meio sem entender. Eles, então, esclareceram: "Somos irmãos no Sangue de Jesus!!!"
O que mais alegra ao ver essa obra é sentir o quanto os ex-moradores de rua ganham em dignidade. Ninguém os olha com desprezo, ninguém grita com eles. Todos são tratados com respeito. É fascinante. Leva a refletir.
Refletir sobre nossa vida. Sobre o que consideramos importante, sobre o que nos tem feito sofrer. Percebemos a presença real de Deus naqueles irmãos. Tanto os religiosos quanto os internos.
Não vou me prolongar demais senão o post vai ficar muito cansativo. Aqui vocês podem conhecer um pouco mais sobre essa linda obra.
A Paz de Jesus!!!

Obs.: vou tentar fazer da segunda-feira um dia de boas notícias aqui no blog. É, porque segunda-feira... ninguém merece! Pelo menos teremos um motivo pra nos animar com ela... gostaram da idéia? comentem!

Nenhum comentário:

Pesquise aqui