segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Segunda-feira! Eu prometo...


Fim de ano chegando e a gente sempre se lembra daquelas famosas promessas de ano novo. Mas hoje eu vou falar sobre um tipo diferente, mais brando de promessa: a promessa de segunda-feira.

Eu sempre inicio a semana me prometendo alguma coisa: vou fazer dieta, vou manter a casa arrumada, vou esvaziar o cesto de roupa pra passar... enfim. No fim de semana, faço um balanço da semana anterior e vejo que poderia ter feito muita coisa diferente. E nesse fim de semana não foi diferente.

Aconteceram umas coisas que me deram uma "sacodida". Ontem, domingo, dia de Missa, resolvemos ir no horário das 19 h, pois o Alan foi fazer uma prova pela manhã. E, depois de muito tempo, fui ao templo sentindo muita sede de Deus. Ultimamente, teho ido à Missa com um pouco de "obrigação". Sinto sono, torço pra acabar. Sei que é muito feio isso, mas eu precisava "confessar" isso aqui. Ontem, porém, foi diferente. Me senti tocada, realmente, como antes. E senti saudades de Deus. Estava acontecendo a feira da amizade, que ocorre todo ano nessa época, e uma grande amiga me disse: "estamos sentindo falta de vocês." e eu respondi: "no próximo ano vou voltar, na verdade, eu também estou sentindo falta..."

Pra quem não sabia, o Alan e eu somos catequistas, trabalhávamos com adolescentes, e nos afastamos com a chegada do Mateus, que precisava de cuidados maiores. Eu parei assim que fiquei grávida, porque tinha que fazer repouso. Mas essa convivência com a comunidade, com o grupo da Catequese, me faz ficar mais próxima de Deus, e tem me feito falta. Preciso voltar, quando vierem as próximas turmas, devo voltar. Ainda não sei se o Alan vai ficar na Catequese, ele tem se sentido chamado a trabalhar na Pastoral Social, que trabalha com pessoas carentes. O importante é que estamos prontos para voltar ao serviço à Igreja, pois continuamos servos de Deus, mas passamos esses quase dois anos servindo na comunidade mais básica, a Família.

Agora, outra coisa que me sacodiu. Ontem, na Feira da Amizade, resolvi passar no posto de saúde, que mede pressão e glicemia. Nem medi pressão, que está sempre baixinha, numa boa. Fui direto pra medir glicemia, que sempre dá muito baixa. Estava justamente dizendo isso à agente de saúde que verificava no aparelho, quando apareceu: 172! ela então disse: é, mas hoje está alta...

Fiquei muito pensativa, realmente parece que meu ganho excessivo de peso pode estar compromentendo minha saúde. Vocês podem dizer: puxa, Aline, 66 quilos não é tão obesa, que exagero! o problema não é o peso em si, mas o ganho de peso que tive nos últimos anos. Engravidei pesando 62 quilos, ganhei no máximo 1 quilo na gravidez, porque comi direitinho e acabei perdendo peso. Quando Mateus teve alta, estava pesando 58 quilos. Em 8 meses, ganhei 10 quilos!!! agora, parei nos 66, e estava me alimentando muito mal. Muuuito açúcar, muito carboidrato, etc. Falei pra mim mesma: "agora acabou a brincadeira, vou tomar vergonha na cara e perder peso". Já imaginou se eu fico diabética??? e tenho tendência, pois minha mãe é. É, o negócio está feio pro meu lado.

Minha promessa de segunda-feira então é: me esforçar mais pra perder peso e dizer não ao açúcar e me aproximar mais de Deus.

E você? Qual a sua promessa???

2 comentários:

Ana Laura disse...

Amiga, minha promessa está sendo adiada há algum tempo: Tenho que me voltar mais para Deus. Tenho que ir à missa. Tenho que participar algum projeto da Igreja. Estou muito ausente nesse aspecto, e assim como vc, isso tem me feito muito falta. Passei a ir menos na igreja, também por causa de filho, mais precisamente desde que Davi nasceu, e de lá pra cá tenho estado muuuuito ausente mesmo, isso tem me feito mal. Mas, tenho certeza que vou voltar...Não vou mais me descuidar das coisas de Deus. Beijos!

Ana Laura disse...

Aline, assim q for possível entre no msn, pq a Sela já vai acertando os detalhes do teu bloguinho e já vai fazendo, ok? Beijos!

Pesquise aqui