quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Formatura e médicos (não necessariamente nesta ordem)

Vim aqui para mostrar umas fotos da formatura de jardim do meu rebento. Vim também pra falar sobre os médicos. Tem uns meses que ando pesquisando sobre síndrome de Asperger, porque Mateus tem umas características bem parecidas. Interesse restrito, inteligência preservada ou superior à média, respostas socialmente inapropriadas, entre outras. Aí, marquei consulta com a psicóloga, pediatra e neurologista.

Já tinha falado com a psicóloga, que não deu muita bola. Na consulta dos pais, ela falou que acha cedo pra falar sobre autismo e Asperger, por causa da história neonatal dele. Disse que ele já mudou muito (verdade) e que aposta em muito mais mudança no comportamento dele. Fui à pediatra, que se interessou bastante pelo assunto. Disse que ele apresenta sim um comportamento autista, que pode ser Síndrome de Asperger ou só um autismo decorrente da prematuridade dele. Me orientou a levá-lo ao neurologista e disse que pediria à psicóloga para fazer uma nova avaliação.

Então fomos ao neuro. Ele já começou com uma atitude de ponha-se no seu lugar, você é mãe, leiga, eu sou o médico. Não disse estas palavras, mas agiu assim. Me interrompia, enfim, aff! Disse que pode sim ser Asperger (de novo) e pode ser uma sequela da prematuridade. Eu disse que preciso saber, pra saber como lidar, pra falar pra escola, pra explicar às pessoas que lidam com ele... ele disse que não importa, que em um caso ou outro, o tratamento é o mesmo e está correto.

Aí ele vem com a seguinte pergunta: Vocês já fizeram dieta sem glútem com ele? Eu respondi que não. Então ele me fala que alguns autistas melhoram o comportamento quando param de comer glúten. Alan falou: sim, menos em festinhas, e... dai o ilustre doutor vem e diz: ora, leva bolo pra ele, hoje em dia tem farinha sem glúten, macarrão, biscoito, não é tão difícil de achar, no Mundo Verde tem muita coisa... nesta hora eu comecei a bloquear parte do que ele estava falando. Mas ainda ouvi quando ele disse: Glúten e lactose. E lactose tudo, tá? manteiga, queijo, iogurte... comecei a não ouvir mais o que ele dizia. Olhava pra ele, com um leve sorrisinho, o meu clássico "uhum..." até sair do consultório, fazer o eletro que já é de praxe e finalmente ir embora. Enquanto esperávamos o eletro, o Alan estava bem interessado em fazer a tal dieta. E eu, decididamente disse: Não vamos fazer dieta nenhuma. Não vou fazer Mateus passar por este estresse sem nem ter certeza de que vai dar certo. E o comportamento dele vai "melhorar" pra quê?

Se Mateus tivesse um sério problema de saúde, uma alergia, eu não pensaria duas vezes em fazer a dieta. Mas não vou fazer Mateus deixar de comer as coisinhas que ele gosta para tentar fazer com que ele mude seu jeitinho, que eu tanto amo. Foi uma das raras decisões que eu tomo tendo certeza de que estou fazendo a coisa certa. Saí do consultório com o doutor dizendo que o eletro estava ótimo, e que eu deveria voltar depois de 3 meses pra ver o resultado da dieta. Aham, tá. E, no fim, Mateus continua sem um laudo (eu como educadora sinto esta necessidade, não é vontade de rotular meu filho, é só pra ter e dar clareza do tratamento com ele) e não devo voltar ao neuro tão cedo. A psicóloga vai voltar a fazer a avaliação e depois voltaremos à pediatra. Mateus faz 7 anos este ano e até agora... algumas reticências e uma certeza: amo muito meu filho, do jeitinho que ele é e vou fazer tudo - como sempre fiz -  pra que ele viva da forma mais feliz possível. TE AMO, BEBÊ!!!

As fotos:



Este é o Cláudio Matheus, grande amiguinho da escola...

5 comentários:

marcela disse...

Esse menino é muiiiiiito lindo mesmo. Presentaço que Deus te deu! Parabéns!!!!!!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Tem uma professora na CRE que também é psicóloga e trabalha num consultório. Conversando a respeito de outra criança, ela falou a respeito da Síndrome de Asperger. Eu falei um pouquinho do que sei do Mateus, dos seus relatos e ela disse que o perfil dele é bem semelhante a quem tem a síndrome. Quanto as fotos da formatura, ficaram lindas e a dieta, bem, é isso mesmo, se ele não é alérgico, não há tanta necessidade assim, né?

Aline Claro disse...

Sinceramente? Quem lutou tanto pra viver comer bolo sem glutem! Affe

Carla disse...

Oi Aline. Parabéns a vcs!!! Mateus é lindo!!
Gostaria de saber notícias... Estou vivendo algo parecido... Meu filho nasceu com 27 semanas de gestação. Hj tem 1 ano e 7 meses e até pouco tempo estava tudo bem... Mas agora notei algumas coisas q me chamaram atenção e levei a uma psiquiatra infantil q disse q ele se encaixa no expectoro autista.... Estou sem chão... Perdida... A única certeza é que ele é um guerreiro q amamos muito!!!!

Pesquise aqui