terça-feira, 24 de março de 2009

Amamentação


Demorei, mas voltei. Bem, hoje eu gostaria de falar um pouco sobre amamentação. Para amamentar primeiro você precisa pensar uma coisa: Você passou por alguma cirurgia de mamas? Seu filho tem alguma malformação ou síndrome que atrapalhe a sucção? Se a resposta for positiva, mesmo assim há possibilidade que você amamente, talvez não exclusivamente, mas se procurar ajuda pode desfrutar desse prazer. Agora, se a resposta for negativa, não há com que se preocupar. Você tem leite e seu filho vai mamar.

Eu custei a aprender isso. Logo que Mateus nasceu eu comecei a estimular as mamas, mas não tinha muita disciplina para tal, e isso fez com que minha produção caísse para quase zero. Muito estresse, pouca estimulação, pouco líquido e Mateus dependente de O² por 2 meses: Isso foi um conjunto que atrapalhou a amamentação exclusiva. Mesmo assim, consegui amamentar e bem por um ano e um mês.

Uma das coisas que aprendi: mesmo os bebês nascidos a termo podem demorar a aprender. Um belo dia uma enfermeira chamada Eliane me ensinou algo que foi maravilhoso: Mandou que eu calçasse uma luva, e molhasse o dedo mindinho no leite que Mateus receberia pela sonda (essa alimentação se chama gavagem). Depois, eu coloquei o dedo molhado no leite na boquinha dele. Então, enquanto o leite descia para seu estômago, ele sugava. Dessa forma, estimulava ao mesmo tempo a sucção e a produção de saliva, que era importante para ajudar a digestão. Depois disso eu queria sempre estar junto dele na hora de gavar, pois elas já me deixavam fazê-lo sozinha. Como era maravilhoso sentir Mateus sugar meu dedo! Isso ajudou muito quando ele pôde mamar.

Logo que ele saiu do oxigênio, uma fono o avaliou, e disse que era preciso avaliá-lo depois porque parecia ainda não estar pronto... bem, se eu fosse esperar ela reavaliá-lo, estaria gavando até hoje rsrs... no dia seguinte, um sábado, as enfermeiras já tiraram a sonda da boca e puseram no nariz, e me deram pra por no peito. No início ainda ficou meio preguiçoso, mas no dia seguinte já estava craque. Nunca me esqueço daquela sensação dele me sugando pela primeira vez... se ele quisesse, estaria mamando até hoje!

Meu peito logo começou a encher mais. Mesmo assim eu não acreditava que tinha leite suficiente, e complementava com Nan depois da alta. Mas era bem possível amamentar exclusivamente, eu tinha muito leite, mas pouca informação. Bem, o mais importante é que Mateus recebeu muito dessa maravilha que é o leite materno, e eu amei amamentar. E meu próximo filho só vai receber meu leite, se Deus quiser, não importa o que aconteça. Amamentar é tudo de bom, lavar mamadeira, gastar dinheiro com Nan e levantar de madrugada para ferver água e fazer leite é um saco. Acredite, todas nós somos capazes!!!

E eu aprendi - e aprendo - muuuuito sobre amamentação na comunidade "Grupo Virtual de Amamentação", do orkut. As meninas de lá são mega atenciosas, e ajudam mesmo a quem precisar. Se você está tendo problemas na amamentação dá uma passadinha lá que elas ajudam a resolver. Mas primeiro você precisa acreditar naquele primeiro parágrafo que escrevi. Você já viu uma vaca dando mamadeira com leite de cabra pro bezerro? já viu uma cadela dando leite de vaca? tá certo que o leite de vaca salva vidas de crianças que não podem mesmo receber o leite materno, mas precisamos acreditar na natureza. E viva o peito!!!

sábado, 14 de março de 2009

Continuando:


Parada respiratória: Isso ocorre muito entre os prematuros. Pode ser uma rápida parada respiratória, que é sanada com a manipulação do bebê (tipo: acorda, garoto! respira!) ou uma apnéia, que é mais grave e só volta com suporte mecânico (ambu. Aquela bomba de oxigênio que coloca a máscara no bebê e vai bombeando, bombeando). Por isso o bebê fica preso naquele aparelhinho infernal, o oxímetro, que apita ao sinal de baixa saturação (concentração de oxigênio) no sangue. Uma apnéia prolongada pode ocasionar uma parada cardíaca. Aconteceu com Mateus, e a p***a do oxímetro não estava entrando direito. Foi um milagre, a enfermeira percebeu a tempo e Jesus o ressuscitou, através da intervenção (ambu, massagem cardíaca, adrenalina).

Sepcemia ou septicemia: Infecção generalizada. Em bebês muito pequenos qualquer infecção é uma infecção generalizada. Isso é combatido com antibióticos, que às vezes precisam ser trocados, de acordo com o tipo de micróbio que está afetando o organismo. Por isso, ao sinal de infecção, os médicos devem logo pedir uma hemocultura para saber qual é o sujeitinho que está deixando nosso bebezinho doente. Em crianças maiores esse exame é pouco realizado, porque só pelos sintomas os médicos já sabem o que está pegando. Mas no caso dos prematuros, tem que saber exatamente, e pelos sintomas é difícil, já que afeta todo o corpinho. E um antibiótico errado pode retardar a cura, coisa que pode ser fatal. Mateus teve 2 pneumonias, e uma infecção causada por fungo. Tomou todos os antibióticos do mundo.

Retinopatia da prematuridade: Doença nos olhos, que pode cicatrizar sozinha (foi o caso do Mateus) ou precisar de intervenção. Não entendo muito disso, mas é causada pelo excesso de oxigênio administrado ao bebê. Damos preferência a salvar o bebê, claro, depois pensamos nas consequências. Oxigênio, Antibiótico, tudo isso em excesso faz mal. Mas como os prematuros são tão guerreiros e tem tanta vontade de viver, Deus os recompensa não os deixando ter tantas sequelas.

Hérnia inguinal: Uma alça do intestino desce para a virilha. Também devido à prematuridade. Deve ser operada assim que possível, pois há o risco de "estrangulamento", ou seja, da alça prender lá e não voltar mais. Isso pode causar a perda de um pedaço do intestino. Mateus teve logo que nasceu, mas não poderia passar por uma cirurgia sendo tão pequeno e estando tão grave. Toda vez que se percebia que a hérnia estava alta, empurrava para dentro. Operou com 2 meses e 10 dias, e mesmo assim refez 2 vezes. A volta da hérnia aconteceu por ele ser pequeno demais, e a musculatura ser tão frágil. Depois da 3ª cirurgia nunca mais teve nada. É uma cirurgia simples, que não costuma levar mais do que 1 hora. Se torna uma bobagem perto de tudo o que ele passou...

Não estou me lembrando de mais nada agora... mas volto em breve para falar sobre amamentação e cuidados com o bebê.

Editando: Mateus não teve conjuntivite (post do dia 12), ele está com sinusite, e isso causou a secreção do olhinho. Já está tomando antibiótico e corticóide, e melhorou do olhinho!

sexta-feira, 13 de março de 2009

Mais um pouquinho sobre prematuridade

Voltando ao assunto, quero falar sobre algumas intercorrências que nos afligiram um pouco na estadia de Mateus na UTI.

Anemia:
Imaginem um bebê muito pequeno. Muito mesmo! nesse caso, o bebê está sujeito a muitas coisas, já que sua imunidade é fragilíssima. E uma anemia pode ser muito grave, nada comparado às anemias que a gente tem quando é adulto ou mesmo crianças maiores, que podem esperar efeitos de medicações ou mesmo dietas controladas. O bebê pode ir a óbito em horas. Por isso, quando constatada uma anemia, o procedimento é fazer imediatamente uma transfusão de sangue. Isso me assustou muito, já que ele fez sua primeira com apenas 5 dias de vida. Ao todo, foram 4 transfusões, e se eu tivesse o esclarecimento que tenho hoje não teria me assustado tanto.

Hemorragia intra-craniana: Sim, é grave. Ocorrem em 4 graus de gravidade. A do Mateus foi 3. É um sangramento que ocorre no cérebro, não sei explicar cientificamente, mas é porque o corpinho dele foi muito agredido por ter que sobreviver no mundo externo muito antes da hora. Bem, foi isso o que causou a primeira anemia, que foi controlada com a transfusão. A consequência grave é o coágulo que se forma, e que entope a saída do líquido do cérebro, causando hidrocefalia. Mateus tem, mas está compensada, ou seja, não está crescendo. Se começar a crescer precisa colocar uma válvula que vai levar esse líquido até a cavidade abdominal. Muitas pessoas vivem normalmente com essa válvula, sem problemas. Há também possibilidade de lesões cerebrais, mas isso ainda não sabemos. Sabemos que ele tem perda auditiva, mas não sabemos a causa exata. pode ser a hemorragia, podem ser os antibióticos. Sabemos também que seu desenolvimento cognitivo até agora está muito bem, obrigada...

Broncodisplasia pulmonar: O pulmão é o órgão mais castigado pela prematuridade... muitas vezes o prematuro tem sequelas permanentes, vai pra casa ainda dependente do oxigênio. Mateus desenvolveu broncodisplasia, é uma doença pulmonar que o tornava muito dependente do oxigênio. Ele ficou 2 meses nessa dependência, pensei que não acabaria nunca. Depois da alta tivemos poucas intercorrências, uma bronquiolite aos dois anos, antes disso uma ou outra canseira, tratada com berotec ou corticóide. Hoje ele toma um remédio de uso contínuo, parece uma bombinha de asma, o flixotide. Além disso é acompanhado por pneumologista.

Convulsões: As causas são inúmeras, mas pode ter relação com a hemorragia craniana. Tomou anticonvulsivante por um ano, apesar de não ter tido nenhum episódio de crise convulsiva depois da alta. No início tinha apenas alguns abalos, mas nada grave.

Vou pausar esse post aqui porque Mateus está com aquele chorinho insuportável aqui no meu ouvido, pedindo atenção... Amanhã continuo!!!

quinta-feira, 12 de março de 2009

Enfim, post novo!!!

Olá, gente, andei sumida mas agora voltei. Viajamos para Marataízes no carnaval, tive 4 dias de férias, coisa que não tive em janeiro. Aproveitei bastante, Mateus se esbaldou. Praia todo dia, sombra e água fresca... nós merecemos!!!

Bem, o rapazinho está uma coisa. Esperto demais, já fala tudo, canta sem parar. Fala frases completas, tipo: "Quero mamadeira de 'gorango', mamããããe..." e cumprimenta as pessoas: "bom dia, tudo bem?" "tudo bem, gaças a Deus..." não é um gentleman?

Bem... mais ou menos rsrsrsrs... agora ele aprendeu a falar "miando", e tudo ele mia. Quando não tem do que reclamar ele fala: "tá choraaaaaaaandoooooooooo..." isso com a voz fininha. Nada irritante, né? rsrs aí eu começo a chorar também e ele para de chorar e fala: "que foi, mamãe? tá chorando?" rsrs... não adianta, eu não resisto.

Vou deixar umas fotinhas da viagem. Ah, meu bebê está com conjuntivite (é o que parece). Daqui a pouco vou ligar para a pediatra e ver se vamos lá pra diagnosticar. Tá muito secretivo o olhinho dele, e inchado. E eu, em casa, né, afinal ele não pode ir pra creche. Enfim, é isso!!!

Pesquise aqui