sábado, 14 de março de 2009

Continuando:


Parada respiratória: Isso ocorre muito entre os prematuros. Pode ser uma rápida parada respiratória, que é sanada com a manipulação do bebê (tipo: acorda, garoto! respira!) ou uma apnéia, que é mais grave e só volta com suporte mecânico (ambu. Aquela bomba de oxigênio que coloca a máscara no bebê e vai bombeando, bombeando). Por isso o bebê fica preso naquele aparelhinho infernal, o oxímetro, que apita ao sinal de baixa saturação (concentração de oxigênio) no sangue. Uma apnéia prolongada pode ocasionar uma parada cardíaca. Aconteceu com Mateus, e a p***a do oxímetro não estava entrando direito. Foi um milagre, a enfermeira percebeu a tempo e Jesus o ressuscitou, através da intervenção (ambu, massagem cardíaca, adrenalina).

Sepcemia ou septicemia: Infecção generalizada. Em bebês muito pequenos qualquer infecção é uma infecção generalizada. Isso é combatido com antibióticos, que às vezes precisam ser trocados, de acordo com o tipo de micróbio que está afetando o organismo. Por isso, ao sinal de infecção, os médicos devem logo pedir uma hemocultura para saber qual é o sujeitinho que está deixando nosso bebezinho doente. Em crianças maiores esse exame é pouco realizado, porque só pelos sintomas os médicos já sabem o que está pegando. Mas no caso dos prematuros, tem que saber exatamente, e pelos sintomas é difícil, já que afeta todo o corpinho. E um antibiótico errado pode retardar a cura, coisa que pode ser fatal. Mateus teve 2 pneumonias, e uma infecção causada por fungo. Tomou todos os antibióticos do mundo.

Retinopatia da prematuridade: Doença nos olhos, que pode cicatrizar sozinha (foi o caso do Mateus) ou precisar de intervenção. Não entendo muito disso, mas é causada pelo excesso de oxigênio administrado ao bebê. Damos preferência a salvar o bebê, claro, depois pensamos nas consequências. Oxigênio, Antibiótico, tudo isso em excesso faz mal. Mas como os prematuros são tão guerreiros e tem tanta vontade de viver, Deus os recompensa não os deixando ter tantas sequelas.

Hérnia inguinal: Uma alça do intestino desce para a virilha. Também devido à prematuridade. Deve ser operada assim que possível, pois há o risco de "estrangulamento", ou seja, da alça prender lá e não voltar mais. Isso pode causar a perda de um pedaço do intestino. Mateus teve logo que nasceu, mas não poderia passar por uma cirurgia sendo tão pequeno e estando tão grave. Toda vez que se percebia que a hérnia estava alta, empurrava para dentro. Operou com 2 meses e 10 dias, e mesmo assim refez 2 vezes. A volta da hérnia aconteceu por ele ser pequeno demais, e a musculatura ser tão frágil. Depois da 3ª cirurgia nunca mais teve nada. É uma cirurgia simples, que não costuma levar mais do que 1 hora. Se torna uma bobagem perto de tudo o que ele passou...

Não estou me lembrando de mais nada agora... mas volto em breve para falar sobre amamentação e cuidados com o bebê.

Editando: Mateus não teve conjuntivite (post do dia 12), ele está com sinusite, e isso causou a secreção do olhinho. Já está tomando antibiótico e corticóide, e melhorou do olhinho!

Nenhum comentário:

Pesquise aqui