terça-feira, 24 de março de 2009

Amamentação


Demorei, mas voltei. Bem, hoje eu gostaria de falar um pouco sobre amamentação. Para amamentar primeiro você precisa pensar uma coisa: Você passou por alguma cirurgia de mamas? Seu filho tem alguma malformação ou síndrome que atrapalhe a sucção? Se a resposta for positiva, mesmo assim há possibilidade que você amamente, talvez não exclusivamente, mas se procurar ajuda pode desfrutar desse prazer. Agora, se a resposta for negativa, não há com que se preocupar. Você tem leite e seu filho vai mamar.

Eu custei a aprender isso. Logo que Mateus nasceu eu comecei a estimular as mamas, mas não tinha muita disciplina para tal, e isso fez com que minha produção caísse para quase zero. Muito estresse, pouca estimulação, pouco líquido e Mateus dependente de O² por 2 meses: Isso foi um conjunto que atrapalhou a amamentação exclusiva. Mesmo assim, consegui amamentar e bem por um ano e um mês.

Uma das coisas que aprendi: mesmo os bebês nascidos a termo podem demorar a aprender. Um belo dia uma enfermeira chamada Eliane me ensinou algo que foi maravilhoso: Mandou que eu calçasse uma luva, e molhasse o dedo mindinho no leite que Mateus receberia pela sonda (essa alimentação se chama gavagem). Depois, eu coloquei o dedo molhado no leite na boquinha dele. Então, enquanto o leite descia para seu estômago, ele sugava. Dessa forma, estimulava ao mesmo tempo a sucção e a produção de saliva, que era importante para ajudar a digestão. Depois disso eu queria sempre estar junto dele na hora de gavar, pois elas já me deixavam fazê-lo sozinha. Como era maravilhoso sentir Mateus sugar meu dedo! Isso ajudou muito quando ele pôde mamar.

Logo que ele saiu do oxigênio, uma fono o avaliou, e disse que era preciso avaliá-lo depois porque parecia ainda não estar pronto... bem, se eu fosse esperar ela reavaliá-lo, estaria gavando até hoje rsrs... no dia seguinte, um sábado, as enfermeiras já tiraram a sonda da boca e puseram no nariz, e me deram pra por no peito. No início ainda ficou meio preguiçoso, mas no dia seguinte já estava craque. Nunca me esqueço daquela sensação dele me sugando pela primeira vez... se ele quisesse, estaria mamando até hoje!

Meu peito logo começou a encher mais. Mesmo assim eu não acreditava que tinha leite suficiente, e complementava com Nan depois da alta. Mas era bem possível amamentar exclusivamente, eu tinha muito leite, mas pouca informação. Bem, o mais importante é que Mateus recebeu muito dessa maravilha que é o leite materno, e eu amei amamentar. E meu próximo filho só vai receber meu leite, se Deus quiser, não importa o que aconteça. Amamentar é tudo de bom, lavar mamadeira, gastar dinheiro com Nan e levantar de madrugada para ferver água e fazer leite é um saco. Acredite, todas nós somos capazes!!!

E eu aprendi - e aprendo - muuuuito sobre amamentação na comunidade "Grupo Virtual de Amamentação", do orkut. As meninas de lá são mega atenciosas, e ajudam mesmo a quem precisar. Se você está tendo problemas na amamentação dá uma passadinha lá que elas ajudam a resolver. Mas primeiro você precisa acreditar naquele primeiro parágrafo que escrevi. Você já viu uma vaca dando mamadeira com leite de cabra pro bezerro? já viu uma cadela dando leite de vaca? tá certo que o leite de vaca salva vidas de crianças que não podem mesmo receber o leite materno, mas precisamos acreditar na natureza. E viva o peito!!!

Nenhum comentário:

Pesquise aqui