sábado, 21 de agosto de 2010

Fofuras do Mateus, e sobre palmadas


Ontem, ao se preparar pra tomar banho:
- Tira a camisa, Mateus.
- Hãããã... HÃÃÃÃÃÃÃ!!! (resmungando enquanto puxa a manga da camisa e tenta tirar o braço)
- Mateus, puxa direito! e para de chorar, que você tá muito velho já!
- Aaaah, eu quero ficar novoooooo!!!

Anteontem, deitado, desolado no sofá, após uma semana de virose, diarreia indo e vindo:
- Mamãe, leite com Nescau faz mal? (tadinhooooooooo)

Há um tempo atrás, no banho comigo:
-É seu pinto? (apontando pra "cá").
-Não, não é. (pensando: esquece, esquece, esquece...)
-É seu pinto, mãããeeee???
-Não, Mateus. Eu não tenho pinto, porque eu sou menina. Você é menino.
-Eu tenho, né?
-Tem.
-E o papai, tem?
-Tem, porque ele também é menino.
Morreu o assunto. Graças a Deus, eu pensei. No domingo seguinte, NA MISSA:
-(tocando minha perna com o dedo, me chamando)Mamãe, TÁ SEM PINTO???
-(!!!)Olha aqui, filho, o desenho na folhinha, que bonito!!!
-TÁ SEM PINTO, MÃEEEE???
-(!!!...morri)

Ele faz um monte de coisas deliciosas o tempo todo, mas agora só estou me lembrando disso.

Bem, estamos passando por uma fase complicada com nosso anjinho, na qual ele está com um interesse restrito (falei bonito, né? aprendi com a "psicóuga" do Mateus) em ligar e desligar luz e ventilador. Ele simplesmente vai por impulso: tem um interruptor ao alcance dele, ele liga (ou desliga). E pode passar horas fazendo só isso, ligando e desligando. Daí que a gente sabe que faz parte do momento dele, mas não sabe muito lidar com isso. Tenta impedir, fala mil vezes que não pode, etc, etc.

Algumas vezes, depois de já ter falado um milhão de vezes pra não ligar o ventilador porque está frio, ele simplesmente passa pela porta do quarto e... liga o ventilador. O sangue sobe, vem aquele suspiro que faz barulho e a mão coça. Uma palmada? será que vai resolver o problema naquela hora?

Reconheço que já recorri a ela. E sabe o que ela causa? muitas vezes nada, e 1 minuto depois ele repete a façanha, ou então causa choro. O choro parece mostrar que ele não vai repetir, mas que nada, daqui a pouco, tudo de novo. Sabe de uma coisa? O tapa faz ele chorar, me faz me sentir um lixo de mãe e não adianta nada. Conversar, colocar pra pensar, explicar que não pode é muito mais eficaz. Bem... também não dá muito resultado, mas pelo menos não machuca. E ele pelo menos está me ouvindo e me entendendo. Uma hora ele vai aprender. Apanhando não se aprende.

Tem aquela história de que "apanhei e não morri". De fato. Eu já apanhei também, não morri, não fiquei revoltada, não amo menos meus pais por causa disso, pelo contrário, os amo pelo que fizeram de mim. Eu não era espancada, levava aqueles tapas corretivos nos braços, nas pernas, mas eles também conversavam muito (davam "palestra", às vezes). Mas hoje em dia eu aprendi coisas diferentes e penso diferente. Então, por que fazer igual, se acho que tem que ser diferente?

Caí na tentação da palmada algumas vezes. Mas claro que a gente não quer errar mais daqui pra frente. Tem mais uma coisa. Se meu chefe me irritar eu vou simplesmente dar-lhe um tapão? Se alguém pisar no meu pé, eu vou bater? certamente que não, sabe por quê? porque são do mesmo tamanho que eu, e vão me bater também. É isso aí, bater em quem é mais fraco do que você é uma tremenda covardia. Pense nisso!

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Brava com a escolinha, again, e resultado da avaliação.

"Hoje foi reunião bimestral na escola do Mateus. Em primeiro lugar, eles me avisaram da data anteontem. Então, não pude comparecer, porque já faltei ontem em uma escola, por causa de um compromisso da outra matrícula. Não dá pra faltar dois dias seguidos, né... Então o Alan foi.

Mateus evoluiu, tem um bom comportamento, ótimo. Mas estávamos com uma dúvida. Ano passado, a professora/diretora me disse que Mateus provavelmente ficaria no mesmo período esse ano (Maternal II), por causa da sua imaturidade. Concordei. No fim do ano, mudaram de ideia e resolveram avançá-lo."

Esse foi o início do post que eu tinha rascunhado na sexta-feira, dia 13 de agosto, mas infelizmente eu não pude terminá-lo naquele dia, e de lá pra cá aconteceram umas coisinhas. Terminando a história: Elas matricularam ele no pré I, mas ele ficou frequentando as aulas do Maternal II. E não me avisaram nada!!! Eu não me preocupo se ele"passou de ano" ou não, mas caramba, eu quero ser avisada das coisas! Ele frequenta o maternal, devido à sua imaturidade, mas a professora faz as atividades do livro do pré I com ele. Dadas as devidas reclamações, pelo pai, sábado foi a consulta com a psicóloga.

Mateus estava sendo avaliado por uma psicóloga, para verificar seu desenvolvimento cognitivo. Ela fora indicada pela pediatra, que o atende desde a uti, a meu pedido. Eu gostaria de saber quem poderia fazer essa avaliação, então ela indicou a Ana Beatriz, esta psicóloga, que fez um total de 6 sessões, a última sábado, só com os pais. Bem, gente, são muitos termos técnicos, e eu não vou entrar em muitos detalhes aqui. Resumindo, Mateus precisa de um atendimento mais individual na escola, mas deve ser matriculado em turma regular. Deve também fazer psicoterapia, para ajudá-lo na atenção e na interação com outras pessoas. Vou juntar esse laudo a todos os outros que Mateus já tem e pedir redução de carga horária, para acompanhá-lo melhor. E, claro, continuar estimulando e amando cada vez mais essa figuraça.

Bem, hoje, terça-feira, dia 17, estou de licença, porque todos aqui em casa estão meio doentes, parece que comemos alguma coisa ou pegamos uma virose, que causou diarreia nos três, além de vômitos do Mateus. Mateus e eu estamos um pouco melhores, mas o papai ainda está bem abatido. E vamos que vamos...

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Evoluções

Foto: com primo Rafael, na casa da vovó Sueli.

Mateus continua lindo, assim como o Rio de Janeiro rsrs. Estou orgulhosa de sua evolução na linguagem, está conversando muito mais, argumentando, perguntando, analisando. Quem viu o vídeo da cebola pode perceber. Ele pergunta: "tá soprando porque tá quente, é?" ontem, quando eu insistia para saber sobre a escola, ele me disse, na maior cara de pau: "Não quero mais falar não." Quando pede alguma coisa, sabe onde está, o que a gente tem que fazer, enfim, mandar o sujeito sabe direitinho. Tipo: "abre o guardarroupa e pega o abajur, pega?" Ou, quando a gente nega alguma guloseima, por exemplo: "Quando acabar de almoçar pode comer o bombom, tá bom?"

Bem, isso nós devemos eternamente ao Senhor, que faz milagres a cada dia nas nossas vidas, e nos dá condições de buscar tratamento e acompanhamento da melhor forma. Está fazendo fono 1x por semana, fisio 2x por semana e sendo avaliado por uma psicóloga, para ver o desenvolvimento cognitivo dele. É cansativo, mas vale a pena, sempre.

Estamos com desejo de dar um irmãozinho pro Mateus, e entregamos nas mãos do Senhor. Pois eu já não tomo pílula há mais de dois anos, e teria que fazer tratamento de novo, como foi com Mateus, e esse tratamento é muito custoso, não temos essa grana, nem cheiro dela. Mas Deus é o dono das nossas vidas, dos nossos corpos, da ciência e da medicina, das nossas finanças. E como Ele é o dono, Ele é quem manda. Desta forma, já fiz minha petição em 5 vias autenticadas e protocoladas e entreguei nas mãos de quem pode tudo. Se vai ser de forma natural, se vou ter que tomar as injeções de novo, só sei que vai ser feita a vontade de Deus.

Tem post novo no meu blog, é uma discussão sobre a Semana Nacional das Famílias, participe! Clica aqui pra ir pra lá. Mas peraí, comenta aqui antes!

Beijinhos

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Novidades


Mateus e a Mãezinha do Céu, na grutinha que tem lá na nossa Igreja. Ele ama ficar lá vendo a imagem e gosta de jogar comidinha pros peixinhos... Lindo, meu filhote, não é?

Novidades do nosso amiguinho Theo, no blog Vivo e Sinto. Estou muito feliz por ele, e muito grata ao Senhor. Como és lindo, meu Deus!

Mateus acabou de adormecer aqui do meu lado. Está maravilhoso, não teve mais crise, acho que o último medicamento que a pneumo passou está fazendo efeito. Estou feliz!!!

Desculpem pelas breves palavras, só vim aqui atualizar e espalhar a boa nova sobre o Theo. Voltarei em breve, porque dessa vez fiquei muitos dias sem postar!
Beijos a todos!

Pesquise aqui