terça-feira, 21 de abril de 2009

Cuidados com o bebê nos primeiros dias da alta...

Olá, amigos, estou de volta, depois de mais de uma semana sem postar! Vamos lá, então, às novidades.
Mateus está bem, ótimo, aliás. Fala tudo, está um grude só com a mamãe, acordando super cedo e fazendo arruaça para todos acordarem cedo também. E ainda tem as tiradas: "E aíííí, mãeeee..." isso após acordar e fazer bastante barulho, eu levanto com aquela super cara de bom humor (pra não dizer o contrário), ele olha pra mim e dá uma dessa. Sinceramente, na hora eu não acho graça, mas depois fico lembrando e rindo.

Mas vamos lá, falando em prematuros...

Os cuidados com os pititicos são os mesmos de um recém-nascido. Ou seja: Mateus teve alta com 2 meses e 12 dias, mas era molinho e frágil como um rn. As fotos abaixo foram tiradas nos primeiros dias em casa:Esse banho foi o primeiro que eu dei nele, segundo dia em casa. Mateus pesava uns 2 quilos e 400g, e sinceramente não tem segredos. Você sabe dar banho em bebê? então sabe dar banho no prematuro. Como na foto, apoie a cabecinha dele no antebraço, enquanto a mão segura o bracinho do lado oposto ao seu. O bumbum fica na banheira. O chato é por a toalha, eu não tenho nenhuma técnica, talvez você precise de ajuda nos primeiros dias, depois fica craque. O neném costuma ficar mais tranquilo quando vai lavar as costas, não sei dizer direito por que. Uma coisa que aprendi, mas só depois, e não usei ccom Mateus: encha a banheira de água bastante, pra o bebê ficar quase todo imerso. Ele vai adorar, pois vai lembrar da barriga da mamãe.
Contato é tudo, tanto para o bebê quanto para os pais. E o tempo que perdemos, privados desse contato, na uti, tem que ser recuperado. Mateus adorava dormir nessa posição, e o papai também amava. Isso nos ajudou bastante com as cólicas. Quanto mais contato melhor, dá conforto para o bebê e fortalece os laços. É uma delícia!
Caso precise complementar a amamentação, o ideal é usar um copinho, para não confundir os bicos. Mas não vou enganar vocês: essa alimentação durou uns 3 dias, depois me rendi à mamadeira, pois não tinha muita técnica. Hoje eu teria procurado mais ajuda, e com certeza teria conseguido amamentar mais. Usaria, por exemplo, a técnica de relactação através de sonda, conforme abaixo:
trata-se de uma sonda que vai dentro do leitinho e no bico do peito: enquanto o bebê suga o peito, suga ao mesmo tempo a sonda. Ele se alimenta, e estimula o peito ao mesmo tempo. Detalhe, esta foto não é minha, tá? tirei desse endereço: http://www.gem.blogger.com.br/2004_03_01_archive.html
Isso na barriguinha dele é a cicatriz da cirurgia de hérnia. Na verdade, a cicatriz é bem fininha, mas tem tipo uma colinha em cima pra proteger. A troca de fraldas é normal, só que as fraldas são grandes, e essa daí é bem chatinha porque faz barulho demais para abrir o adesivo, e inda tem umas pontinhas nas tiras laterais que machucam a pele. Vale ressaltar que, para limpar a pele, eu usava algodão com água filtrada, e não lenços umedecidos. Estes têm produtos químicos e por mais que sejam sem álcool, sem perfume e tals, devem ser evitados ao máximo. E isso vale não apenas para prematuros.

Em resumo: prematuro de alta=recém nascido. Parcimônia com as visitas, lugares fechados, perfumes, agitação. Bebê e pais estão se adaptando à nova rotina, e precisam de paz. Informem-se muito e tenham segurança para filtrar os conselhos. Sejam firmes no que sabem que é certo para seu filho. E sejam felizes, pois seus milagres estão em suas mãos!!!

Beijos

Nenhum comentário:

Pesquise aqui