sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Meu prematuro!!!


ANTES...

Tudo bem, pessoal? Estou aqui hoje de folga com meu filhote lindo. Ele está um pouco dodoizinho hoje, o tempo mudou é fogo. Já nebulizei, e agora está dormindo.

Bem, falei que faria um post sobre prematuridade... Acho que já contei muita história aqui, e vou tentar não ser repetitiva. O que fez meu filho nascer prematuro foi a incompetência istmo-cervical, uma malformação do útero que faz com que o colo fique flácido (fiz um post especial sobre isso no meu blog pessoal). E, mesmo com repouso, quando completamos 28 semanas a bolsa rompeu.

Eu pensava que ter um filho prematuro era ficar indo à uti todo dia, e que ele ficaria lá pouco ou muito tempo, só pra ganhar peso e ir embora. Ledo engano... Não tinha a menor idéia do que um prematuro pode desenvolver. E Mateus desenvolveu muita coisa!!! Começou com uma pneumonia, e uma hemorragia intracraniana. Por conta da hemorragia, tomou transfusão de sangue na primeira semana de vida, e desenvolveu hidrocefalia.

Mateus ficou muito tempo dependente de oxigênio. É um círculo vicioso. Quanto mais ele usa oxigênio, mais o pulmão fica dependente. Parecia que isso nunca acabaria. Por causa da prematuridade, e do excesso de tempo com ajuda respiratória, ele desenvolveu uma doença pulmonar chamada broncodisplasia. Isso faz com que, além de demorar um pouco para ficar livre dos aparelhos, seja necessário tomar vacinas contra gripe e pneumonia, pois essas doenças podem se agravar muito em pessoas com broncodisplasia. Mateus, depois que saiu do hospital, não teve muitos episódios ruins por causa disso. Mas a gente ficava de olho, e quando ele resfria e fica cansadinho logo entramos com nebulização, berotec e atrovent, e nos casos mais persistentes, corticóides.

Quando estávamos na uti era uma montanha russa. Ficamos neuróticos com os monitores, Mateus melhorava e piorava. Só saiu do oxigênio totalmente depois de 2 meses. Foi quando pôde começar a sugar, mas a amamentação será um outro capítulo. Hoje, na parte respiratória, vive uma vida normal. Toma um remédio de uso contínuo, o flixotide, que parece uma bombinha de asma, sabe? E tem consultas periódicas com uma pneumologista. Hoje está resfriadinho, como toda criança fica. Como ele parecia muito cansado, entrei com a nebulização.

Algumas pessoas ficam apavoradas com o uso do berotec, pois dizem que causa taquicardia, que pode ser perigoso, que eu não devo obedecer à pediatra e nebulizar só com soro. Eu não faço isso porque primeiro, o soro puro pra ele é inócuo. Não faz efeito nenhum. Segundo, porque Mateus tem uma doença pulmonar e é tratado com vários especialistas, e deve fazer o tratamento correto. Terceiro que, Mateus tomava berotec quando pesava um quilo na uti... e sempre tomou. Não creio que tantos médicos passariam um remédio tão perigoso a um bebê tão pequeno. Confio na doutora. Ela falou que o que pode ser perigoso é a dosagem errada.

Vou parar aqui na parte respiratória hoje. Depois eu vou falar sobre as outras coisas que aconteceram com ele, se não o post ficará longo e chato. Se você tem um prematuro, meu apertado abraço, sei que não é mole não. Se eu puder ajudar com minha experiência, estou aqui à disposição, deixe recado com seu e-mail ou msn, quem sabe podemos conversar... só digo uma coisa agora. Segure forte na mão de Deus, que Ele pode todas as coisas.

Beijos, eu volto.

...DEPOIS!!!

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Hoje chorei

Lendo minhas mensagens antigas do orkut... desde a descoberta da gravidez, até o nascimento prematuro... Obrigada, Senhor!!! Em breve farei um post especial sobre prematuridade. As mães e pais de UTI merecem e precisam ser confortados e informados sobre tudo, tudo mesmo que pode acontecer com um prematuro, ainda mais extremo como o Mateus.

Aguardem (no momento tenho que ir ver meu frágil e indefeso prematurinho que acabou de tirar a tomada do ventilador... eu não pedi tanto? agora tenho que aguentar! rsrs)

Beijos...

Post novo

No meu blog pessoal. Vale a pena conferir...

Pesquise aqui