Olá, amigos, estou de volta, depois de mais de uma semana sem postar! Vamos lá, então, às novidades.
Mateus está bem, ótimo, aliás. Fala tudo, está um grude só com a mamãe, acordando super cedo e fazendo arruaça para todos acordarem cedo também. E ainda tem as tiradas: "E aíííí, mãeeee..." isso após acordar e fazer bastante barulho, eu levanto com aquela super cara de bom humor (pra não dizer o contrário), ele olha pra mim e dá uma dessa. Sinceramente, na hora eu não acho graça, mas depois fico lembrando e rindo.
Mas vamos lá, falando em prematuros...
Os cuidados com os pititicos são os mesmos de um recém-nascido. Ou seja: Mateus teve alta com 2 meses e 12 dias, mas era molinho e frágil como um rn. As fotos abaixo foram tiradas nos primeiros dias em casa:Esse banho foi o primeiro que eu dei nele, segundo dia em casa. Mateus pesava uns 2 quilos e 400g, e sinceramente não tem segredos. Você sabe dar banho em bebê? então sabe dar banho no prematuro. Como na foto, apoie a cabecinha dele no antebraço, enquanto a mão segura o bracinho do lado oposto ao seu. O bumbum fica na banheira. O chato é por a toalha, eu não tenho nenhuma técnica, talvez você precise de ajuda nos primeiros dias, depois fica craque. O neném costuma ficar mais tranquilo quando vai lavar as costas, não sei dizer direito por que. Uma coisa que aprendi, mas só depois, e não usei ccom Mateus: encha a banheira de água bastante, pra o bebê ficar quase todo imerso. Ele vai adorar, pois vai lembrar da barriga da mamãe.
Contato é tudo, tanto para o bebê quanto para os pais. E o tempo que perdemos, privados desse contato, na uti, tem que ser recuperado. Mateus adorava dormir nessa posição, e o papai também amava. Isso nos ajudou bastante com as cólicas. Quanto mais contato melhor, dá conforto para o bebê e fortalece os laços. É uma delícia!
Caso precise complementar a amamentação, o ideal é usar um copinho, para não confundir os bicos. Mas não vou enganar vocês: essa alimentação durou uns 3 dias, depois me rendi à mamadeira, pois não tinha muita técnica. Hoje eu teria procurado mais ajuda, e com certeza teria conseguido amamentar mais. Usaria, por exemplo, a técnica de relactação através de sonda, conforme abaixo:
trata-se de uma sonda que vai dentro do leitinho e no bico do peito: enquanto o bebê suga o peito, suga ao mesmo tempo a sonda. Ele se alimenta, e estimula o peito ao mesmo tempo. Detalhe, esta foto não é minha, tá? tirei desse endereço: http://www.gem.blogger.com.br/2004_03_01_archive.html
Isso na barriguinha dele é a cicatriz da cirurgia de hérnia. Na verdade, a cicatriz é bem fininha, mas tem tipo uma colinha em cima pra proteger. A troca de fraldas é normal, só que as fraldas são grandes, e essa daí é bem chatinha porque faz barulho demais para abrir o adesivo, e inda tem umas pontinhas nas tiras laterais que machucam a pele. Vale ressaltar que, para limpar a pele, eu usava algodão com água filtrada, e não lenços umedecidos. Estes têm produtos químicos e por mais que sejam sem álcool, sem perfume e tals, devem ser evitados ao máximo. E isso vale não apenas para prematuros.
Em resumo: prematuro de alta=recém nascido. Parcimônia com as visitas, lugares fechados, perfumes, agitação. Bebê e pais estão se adaptando à nova rotina, e precisam de paz. Informem-se muito e tenham segurança para filtrar os conselhos. Sejam firmes no que sabem que é certo para seu filho. E sejam felizes, pois seus milagres estão em suas mãos!!!
Beijos
Nenhum comentário:
Postar um comentário