domingo, 28 de novembro de 2010

Meu menino prodígio

Eu sempre falei pra todo mundo que não me preocupava em alfabetizar Mateus precocemente. Cada coisa a seu tempo, eu nunca fui a favor de forçar uma alfabetização precoce em filho de ninguém, quanto mais no meu. Mas enfim, ele está estudando, e aprendendo as vogais. Apesar da escola ser tradicional demais pro meu gosto, está respeitando o ritmo das crianças, ensinando as vogais só a título de reconhecimento, somente como inicial e utilizando a letra de imprensa maiúscula. A fono é que anda querendo trabalhar a letra cursiva, mas eu já conversei com ela para ir com calma pois na escola ele ainda não chegou aí.

Ontem compramos um quadrinho de giz pra ele, e pedi que ele desenhasse, então ele disse que faria a "amiguinha A". Fez então o desenho da letra 'a' cursiva, começando com um círculo perfeito! Como se trata de um quadro de giz, sabíamos que logo o A seria apagado, o papai resolveu tirar uma foto.
Não é lindo? por que ficamos tão orgulhosos? porque na metade deste ano Mateus sequer fechava um círculo, somente rabiscava. Agora ele desenha com traços firmes, pinta e está com uma coordenação motora fina excelente. Nosso milagre está nos surpreendendo a cada dia, em tudo, o tempo todo.

Ontem ele dormiu no nosso quarto, porque estava muito quente e resolvemos ligar o ar. Ele, deitado no colchão, disse ao pai: "você ligou o ventilador pro outro lado, né, pai?" de fato, o ventilador está sempre ligado "pra baixo", pois refresca mais, mas ontem, já que o ar estava ligado, o pai resolveu ligar pra cima. E ele percebeu só pela direção em que o ventilador girava! Claro que ventilador é o assunto preferido dele, e que ele fala nisso o tempo todo. Mas a percepção dele está demais.

Enfim, há assunto que não acaba mais pra falar do desenvolvimento dele, mas vou ficar por aqui hoje. Viram só que lindo, meu filho? Vou deixar mais uma imagem de um trabalhinho que ele fez, brincando. Beijos a todos e boa semana.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Fotos de Cabo Frio

Atendendo a pedidos, apresento meu filhote independente, curtindo todas com os avós, dinda e primos em Cabo Frio. Deleitem-se!!!

Olha que cara de menino grande!
Que vidinha mais ou menos, hein, vovô???
Primo Rafael, vovô Valdezir e o menino do Rio
A dinda Carla e suas bochechas tostadinhas...
Filando uma pipoquinha com a vovó Sueli
Na casa, beeeem à vontade!
Entrando na água com os avós

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Viagem sem os pais

Estou aqui no sofá, enchi a cara de x-bacon com coca, marido sentado no outro sofá vendo um dos seus filmes preferidos do gênero dedo-no-olho-chute-na-bunda (nome criado pela minha mãe rs), os dois com o corazón partio porque Mateus foi viajar com meus pais, a Carla, minha irmã e Rafael, meu sobrinho para Cabo Frio. Oi? simples assim...

Explico: surgiu a oportunidade da viagem, minha mãe ligou hoje, mas temos uma reunião domingo pela manhã, então ela pediu que deixássemos levar Mateus. Ok, sem problemas. Contei a ele, que começou imediatamente a pular e cantar, eufórico. Como assim???
- você vai dormir lá, tá, meu filho? (por favor, diz que vai morrer de saudades da mamãe...)
- Tá! Eu vou passear com a vovó Sueli-i... eu vou pra pra-ia...

Enfim. Arrumei a mala, separei os documentos, os remédios (isso foi o Alan), esperei dar a hora. Pus a roupinha, calcei o tênis, arrumei seus cachinhos (de estimação do papai). Mil recomendações, colinho, beijinhos, abraços enquanto meus pais não chegavam. Ele totalmente em puro êxtase, nós nos olhando e resmungando. Um grande começo pra ele, viajar sem nós dois, dormir duas noites fora (uma ele já dormiu várias vezes, mas aqui perto, em Nova Iguaçu).

Eles devem estar pegando a estrada agora, não leva muito mais do que duas horas de viagem. Já ligaram pra perguntar que horas ele toma o singulair (remédio pra alergia). É estranho. Por um lado comemoramos poder dormir até tarde, por outro lado sentimos falta. Foi muuuito estranho vê-lo sentado na cadeirinha e fechar a porta do carro, vendo-os ir, sem nós. Descemos para a rua de baixo e fomos comprar um lanche. Voltamos, comemos e estamos aqui... Bem, devo me lembrar de que ele já dormiu muitas noites sem nós, mas em uma situação totalmente adversa. E que agora está indo brincar e se divertir. Que tenham um excelente passeio, e já incumbi minha irmã de tirar muitas fotos. Talvez eu vá ao cinema amanhã...

Boa noite a todos!!!

sábado, 13 de novembro de 2010

Come, come


O Mateus - graças a Deus - come muito. Gente, cês não têm noção. É muito. Parece a Magali! Tipo: Acorda, toma um copão de leite com algum complemento, e um pouquinho de biscoito. Se a gente não vigiar, 5 minutos depois come banana até acabar. Quantas tiverem. A mesma coisa com os iogurtes da geladeira...

Ele pode comer vários biscoitos 10 minutos antes de almoçar ou jantar, que vai ter apetite e bater um pratão. Agradeço a Deus por isso, porque eu era uma criança muito ruim pra comer (em compensação hoje em dia... abafa!). E sei que ele só não é gordo porque come coisas saudáveis. A gente não deixa ele comer muito açúcar ou gordura, por isso ele engorda pouco. Acho que todos os nutrientes dele estão indo pra sua inteligênica rsrsrs (coruja, eu?)

Aí às vezes a gente tem que regular o que ele come, e parecemos crueis. Tipo: não, você não vai comer de novo porque já almoçou 2 vezes. Certo dia, na casa do meu sogro, ele estava dormindo e não almoçou junto conosco. Quando acordou, ofereci comida e ele aceitou. Quando acabou, pediu mais, e eu dei mais um pouco. Depois de uma meia hora, o avô que ainda não havia almoçado pôs seu prato e ele foi atrás, dizendo: quero almoçar! O avô disse pra nós darmos comida a ele e nós dissemos: não, ele já comeu 2 pratos de comida! Parece feio, né, mas ele não tem noção de quantidade, gente, se deixar come até estourar!

Graças a Deus por isso. Não sei o que eu faria se ele fosse ruim de comer... E, quando doentinho ele não aceita comida, não tenho problema nenhum em deixá-lo pular uma refeição ou trocar um prato de comida por um copo de nescau. porque sei que ele é bem nutrido. Graças a Deus!

O que eu fiz pra que ele fosse assim? Não sei, acho que não foi "culpa" nossa, acho que ele é assim mesmo, gosta de comer. E nós também comemos de tudo, e não comemos besteiras demais em casa. Tipo, refri todo dia, fritura todo dia, a gente não faz. Acho que o exemplo ajudou um pouco, mas também tivemos sorte...

Um beijão pra vocês e bom fim de semana!

sábado, 6 de novembro de 2010

Salto de desenvolvimento EDITADO - VÍDEO LEGENDADO

Mateus está passando por mais um salto, graças a Deus, e surpreendendo a todos nós. Desde que ele começou a ser avaliado pela psicóloga, na época ele não conversava direito, só queria saber de acender e apagar luzes, ligar e desligar ventiladores (isso continua). Ao pegar o papel, só rabiscava e nem fechava células. Hoje ele está outra criança. Já desenha formas próximas da realidade, faz figuras humanas com cabeça e membros saindo dela, além de olhos, nariz e boca (quem entende de criança sabe quão grande foi este salto). A professora fica emocionada em ver esses progressos, imaginem nós!

Estamos caminhando para a escrita do nome, ele já consegue grafar direitinho o A, o T e o E. Coisa que antes, há uns 2 meses atrás, ele se recusava terminantemente. A coordenação motora ampla e fina estão uma beleza! Glória a Deus!!!

Fora que continua a ser um grande servo adorador, né... hoje chorou porque tínhamos ido à Igreja para uma reunião, e antes mesmo uma tia minha apareceu, e ele quis ir à sua casa. Deixamos, e ele ficou lá com ela enquanto estávamos na reunião. Quando terminou, pegamos ele para ir pra casa. Ele queria ficar na Igreja e chorou sentido, mesmo. Vou deixar esse vídeo LEGENDADO para vocês se deliciarem um pouquinho com o meu grande tesouro! A música se chama "Coração Adorador", da Banda Bom Pastor. Veja a letra:
Derrama sobre mim
Teu Espírito Senhor
Vem preencher meu coração
Faz-me forte e fiel
Um servo Teu
Tua mão desceu sobre mim
E me retirou da escuridão
Deu-me mãos e voz de profeta
Deu-me um coração adorador
Tua mão desceu sobre mim
E me retirou da escuridão
Deu-me mãos e voz de profeta
Deu-me um coração adorador
Derramo sobre ti
Meu Espírito de amor
Vou preencher teu coração
Te faço forte e fiel
Um amigo meu
Minha mão desceu sobre ti
E te retirei da escuridão
Dei-te mãos e voz de profeta
Dei-te um coração adorador




Um beijão a todos!!!

Pesquise aqui